Morte súbita em jovens

Vamos abordar nos próximos dias com mais profundidade assuntos relacionados à morte súbita. Meu objetivo aqui é alertar para alguns problemas cardíacos graves, que se combinados com atividade física de alta intensidade, pode ser fatal.

Alguns deles, como é o tema do post de hoje, pode ser diagnosticado por exames simples.

Em pessoas jovens, a morte súbita costuma estar relacionada à miocardiopatia hipertrófica, uma característica genética que faz com que o músculo cardíaco seja mais espesso (hipertrofiado) do que o normal.

Durante o exercício intenso 🏃, com a sobrecarga do coração, esse espessamento do músculo cardíaco pode provocar arritmias cardíacas malignas, como as taquicardias ventriculares e fibrilação ventricular. O risco de morte súbita é real.

A morte súbita pode ser desencadeada pelo exercício físico durante a atividade em si ou em até 24 horas depois dela.

A miocardiopatia hipertrófica pode ser silenciosa e não apresentar sintoma algum.

No entanto, ela é uma doença FACILMENTE identificada no eletrocardiograma e/ou ecocardiograma .

Não é a prática de exercícios físicos que leva os atletas ao óbito, mas sim a ausência de exames preliminares, que poderiam diagnosticar e prevenir doenças genéticas graves. Por isso, é tão importante a avaliação cardiológica pré-atividade física.

Entre em contato com seu médico de confiança antes de iniciar a prática de atividade física.🚴