Evite morte súbita: histórico familiar pode indicar problemas graves cardíacos

Outra causa de mortes súbitas em jovens são problemas genéticos nas proteínas de células cardíacas que controlam a atividade elétrica do coração e podem causar distúrbios no ritmo cardíaco. São as chamadas canalopatias.

Costumamos suspeitar de canalopatia em pessoas que têm familiares com histórico de desmaios ou morte inexplicável devido a um problema cardíaco, sobretudo se a morte tiver ocorrido em jovens.

As canalopatias mais comuns causam síndromes, como a do QT Longo e a de Brugada.

Na maioria dos casos essas síndromes não apresentam sintomas. Entretanto, podem ocorrer palpitações, desmaios, respiração ofegante noturna e parada cardíaca.

Algumas pessoas com síndrome do QT longo tem outras síndromes genéticas associadas. Em outros casos, o problema é causado por baixos níveis de potássio ou sódio, ritmos cardíacos muito baixos ou uso de um medicamento.

Já a Síndrome de Brugada é mais comum no sexo masculino. O diagnóstico de ambas as síndromes é feito pelo eletrocardiograma.

Consulte seu cardiologista de confiança e conte seu histórico de saúde e familiar a ele. Dessa forma, ele poderá solicitar exames para identificar possíveis síndromes cardiácas que podem ser tratadas e assim evitar mortes súbitas.