Arritmia: não era amor, era cilada

A batida do nosso coração acelera em momentos especiais, quando estamos apaixonados ou emocionados. Porém, o nosso coração pode nos enganar e provocar arritmias, com a batida mais rápida ou mais lenta. A arritmia é a principal causa de morta súbita. Por isso, considero uma cilada completa e um grande alerta!

As arritmias de forma geral são caracterizadas por irregularidades na transmissão de impulsos elétricos que coordenam as batidas.

Cerca de 1% da população mundial desenvolve uma arritmia, uma batida fora do compasso, provocada pela parte superior do músculo cardíaco, onde estão os átrios. É a fibrilação atrial.

Nesse caso, os átrios não se contraem direito, é como se tremessem, fazendo o coração bater em ritmo acelerado, em taquicardia.

A fibrilação atrial está por trás da insuficiência cardíaca e também pode estimular a formação de coágulos que podem gerar um infarto ou AVC. Porém, o risco diminui muito se a doença for diagnosticada corretamente e o paciente seguir o tratamento.

Pessoas mais velhas e que possuem algum outro problema no coração estão mais sujeitas à fibrilação atrial. Mas ela também acomete jovens, já que muitos de seus fatores de risco estão relacionados ao estilo de vida.

Fatores de risco:
Tabagismo
 Sedentarismo
Sobrepeso
Consumo excessivo de bebida alcoólica
 Apneia do sono e ronco
Hipertensão
Estresse

Está percebendo que seu coração está batendo diferente? Fique atento aos sinais… Pode não ser amor , e sim uma grande cilada.