Diagnóstico e tratamento de arritmias, desmaios e cardiopatias genéticas
AGENDAR CONSULTA
Cardiologista e Arritmologista Clínico, formado no Instituto do Coração da USP
AGENDAR CONSULTA
Diagnóstico e tratamento de arritmias, desmaios e cardiopatias genéticas
AGENDAR CONSULTA

Desmaio: jovens mulheres estão suscetíveis à POTS

Olá, volto aqui para continuar nosso papo sobre desmaios. Tema ao qual dedico boa parte do meu tempo para estudo e aperfeiçoamento. Hoje, vou abordar uma doença que acomete mulheres jovens e cujo principal sintoma é o desmaio.

É a Síndrome de Taquicardia Postural Ortostática, conhecida como POTS, do inglês Postural Orthostatic Tachycardia Syndrome. Entre 75% e 80% dos casos são registrados em mulheres com idades de 15 a 50 anos de idade.

Ela é definida por sintomas crônicos de intolerância ao ficar em pé, com aceleração do batimento cardíaco ao se levantar associado à tontura, com desmaio sequencial.

A POTS normalmente surge após a apresentação de algum problema de saúde, muitas vezes associado à hospitalização e imobilização. Pode ser quadro viral infeccioso grave ou um trauma, como alguma batida na cabeça, e até mesmo após uma gravidez.

Além disso, a POTS é crônica, ou seja, não tem tratamento definitivo, e frequentemente há casos em que os sintomas são diários.

Na maioria das vezes, com ajustes na dieta, medicamentos e realização de atividade física apropriada, a pessoa com POTS tem uma melhoria significativa da qualidade de vida. Por isso, caso sinta algo parecido, procure ajuda!

Compartilhe este post!
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Mais posts