Muitas pessoas não sabem, mas as síncopes, ou desmaios, podem ser diagnosticados com a ajuda de exames. Um dos mais indicados é o Tilt Test, ou teste de inclinação, que é acompanhado por um cardiologista especializado em arritmia.
A nossa pressão arterial é regulada de forma automática e contínua pelo sistema nervoso autônomo (SNA). Vimos em posts anteriores que muitos casos de síncopes ocorrem quando a pessoa se levanta.
Ao ficar em pé, o SNA é estimulado para que, rapidamente, a pressão se ajuste à nova situação, evitando que ocorra queda no fluxo de sangue para o cérebro. Mas nem sempre isso ocorre e as tonturas e desmaios acontecem.
Por isso, o Tilt Test avalia como o corpo regula a pressão arterial em resposta às mudanças de posição, ou seja, como sua pressão arterial se adapta ao estresse da gravidade.
Para isso, o paciente é deitado em uma espécie de maca por um tempo e depois é inclinado por 40 min, a 70 graus.
Durante todo o tempo, a pressão arterial, o ritmo cardíaco e a frequência cardíaca do paciente são acompanhados.
O Tilt Test não é indicado para grávidas, pessoas com estreitamento ou obstruções da artéria carótida ou aórtica ou com alterações ortopédicas que a impeçam de ficar em pé.
O Ambulatório de Síncope do @soscardio é o único local Florianópolis onde esse exame é realizado. Saiba mais sobre o #ambulatoriosincope seguindo a hashtag.