Ei, você, como tem passado o isolamento social? Muitas pessoas tem relatado que estão comendo mais e se exercitando menos. Esses fatos, aliados ao aumento da ansiedade, tem desencadeado o ganho de alguns quilinhos em muitas pessoas.
Em breve, com a chegada da primavera e do verão, tenho certeza que vão querer recuperar a forma anterior.
Gostaria de deixar aqui um alerta, o vai e vem da balança, o chamado efeito sanfona, é prejudicial ao coração. Dois estudos comprovam isso.
1️⃣ Um estudo da Universidade Colúmbia, nos Estados Unidos, avaliou como a oscilação de peso afeta sete fatores de risco clássicos para os problemas cardiovasculares, batizados pela Associação de Cardiologia Americana de Life’s Simple 7, que avalia fatores como qualidade da dieta, controle do peso, prática de atividade física, tabagismo, níveis de colesterol e pressão.
As participantes reféns do efeito sanfona ao longo da vida possuíam as menores pontuações no Life’s Simple 7, o que indica um maior risco de sofrer infarto ou até mesmo AVC.
2️⃣ Outro estudo é da Coreia do Sul, onde estudiosos acompanharam 3,6 mil pessoas por 16 anos e detectaram que quem passava por perdas e ganhos de peso estava mais exposto a morrer precocemente por doenças cardiovasculares. A mesma pesquisa identificou que o efeito sanfona está ligado a um aumento de 63% na probabilidade de desenvolver diabetes.
Portanto, tente procurar outras formas de aliviar o stress e passar o tempo, que não seja comendo. Leia, medite, converse com as pessoas que te fazem bem. E mantenha uma dieta saudável. Cuide da sua saúde e do seu coração.