Já conhece o “Tilt-Test”, o exame que identifica as causas do desmaio?

O desmaio é um sintoma comum que pode estar associado à hipoglicemia e até mesmo a doenças do coração, por isso é importante investigar as causas do desmaio. Um exame importante atualmente utilizado para diagnosticar a causa e definir o tratamento de pacientes com sintomas de tonturas e desmaio é o Teste de Inclinação (“Tilt-Test”), que deve ser analisado por um cardiologista e associado a exames clínicos para afastar a presença de arritmias cardíacas malignas, doenças estruturais do coração e doenças genéticas em jovens.

A principal causa de desmaio em pessoas sem doença cardíaca conhecida é a síncope neurocardiogênica, também conhecida como vasovagal, que pode ser, dentre outras formas, desencadeada pela permanência prolongada do indivíduo em pé. Esse tipo de desmaio também pode ser desencadeado por outros “gatilhos” como dor intensa, emoção, coleta de exames de sangue entre outros.

Como é realizado o Tilt-Test:

 O exame é realizado em uma sala com pouca iluminação e ruído e é acompanhado por um médico cardiologista.
 O paciente é deitado em uma cama com suporte para os pés e submetido à monitorização dos batimentos cardíacos e da pressão arterial.
 O paciente fica por um período de 10 minutos na posição deitada, depois a cama é inclinada suavemente até 70 graus e o paciente fica nesta posição (com a cabeça para cima) por um período de até 40 minutos.
 Quando há queda da frequência cardíaca e/ou da pressão arterial associada a sintomas (“ameaça” de desmaio) ocorre a positivação do exame, que é imediatamente interrompido e o paciente deitado, até a resolução dos sintomas.
 O objetivo do exame é o aparecimento daquilo que você sente no seu dia a dia.

Quem lauda o exame:
O médico cardiologista com especialização em arritmias cardíacas.

exame-caridologista

Orientações antes do exame:

– Evite o uso de bebidas alcoólicas no dia anterior ao exame.
– Procure ter uma noite de sono adequada na véspera do exame.
– Compareça à clínica em jejum (de 6 horas para sólidos e 4 horas para líquidos).
– Informe as medicações em uso. Geralmente não é necessário suspender a medicação cardiológica (consulte seu médico).
– Traga um acompanhante.
– Utilize sapatos (ou tênis) confortáveis e sem salto alto.
– Use roupas leves e com botões na parte da frente. Não use roupa de mangas compridas. Não use meia-calça ou de compressão elástica.
– Chegue 30 minutos antes do horário marcado. A tolerância máxima para atraso é de 10 minutos. O uso de medicamento sublingual poderá ser necessário durante o teste e será informado ao paciente.

Após o procedimento:

• Tome bastante líquido e faça um lanche.
  • Você poderá trabalhar normalmente após o período de recuperação do exame (geralmente 1 hora é suficiente). Não dirigir.