Entrevista: Desmaio: o que é, e como proceder?

O desmaio, ou síncope no termo médico, é causado por uma redução do fluxo sanguínea para o cérebro, fazendo com que a pessoa perca a consciência e caia, sem conseguir se lembrar mais tarde do que aconteceu naquele tempo em que esteve desacordada.⠀
⠀⠀
Muitas vezes a síncope pode ser confundida com outras condições como convulsões. Existem vários motivos para o aparecimento da síncope, como problemas no coração ou na pressão sanguínea, desde causas benignas até fatais. A identificação da causa da síncope é importantíssima para classificação de risco e tratamento. De uma forma geral, as causas se dividem em três tipos:⠀
⠀⠀
1. Síncope vasovagal: é o tipo mais comum. É caracterizada pela diminuição da pressão arterial e do batimento cardíaco por ação do nervo vago.⠀
2. Síncope por hipotensão ortostática (baixa pressão sanguínea): ocorre quando a pressão arterial cai excessivamente ao se levantar. geralmente os pacientes mais idosos.⠀
3. Síncope cardíaca: decorrente de problemas estruturais do coração – anormalidades das válvulas, músculo, vasos do coração – ou arritmias cardíacas, batimentos do coração fora do ritmo normal, acelerados ou muito lentos.⠀
⠀⠀
Para saber mais sobre prevenção e tratamento, leia a matéria completa aqui.