Diagnóstico e tratamento de arritmias, desmaios e cardiopatias genéticas
AGENDAR CONSULTA
Cardiologista e Arritmologista Clínico, formado no Instituto do Coração da USP
AGENDAR CONSULTA
Diagnóstico e tratamento de arritmias, desmaios e cardiopatias genéticas
AGENDAR CONSULTA

Desmaio ou síncope: uma a cada quatro pessoas sobre desse mal

Você sabia que as principais causas de desmaio e tontura estão diretamente relacionadas ao funcionamento do seu coração e da sua pressão arterial?

O desmaio, ou a síncope, como nós médicos chamamos, é um tema ao qual me dedico muito e procuro sempre me aperfeiçoar. Inclusive, coordeno, no Hospital SOS Cárdio, o ambulatório de Síncope, uma equipe técnica bastante qualificada e com os exames específicos para diagnóstico.

Antes de mais nada, é preciso entender que o desmaio é provocado por uma redução do fluxo sanguíneo no cérebro, que para de funcionar, fazendo com que a pessoa perca a consciência e caia.

A identificação da causa da síncope é importantíssima para classificação de risco e tratamento. De uma forma geral, as causas se dividem em três tipos.

A mais comum é a síncope vasovagal. Uma em cada quatro pessoas podem ter um ataque vasovagal ao longo da vida. É caracterizada pela diminuição da pressão arterial e do batimento cardíaco por ação do nervo vago.

A síncope vasovagal pode aparecer em pacientes que enfrentam as seguintes situações: estão em ambientes fechados ou quentes, ficam em jejum ou horas em pé, têm crises de ansiedade, passam por grandes emoções, sustos ou após a ingestão de bebidas alcoólicas.

Para aliviar os sintomas, você deve tomar bastante água, comer de três em três horas, evitar o consumo de álcool em excesso e realizar atividades físicas para fortalecimento do sistema venoso.

Compartilhe este post!
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Mais posts