Ataque cardiáco? Não, é Covid-19.

Algumas pessoas estão chegando às emergências com suspeita de infarto ao em vários locais do mundo. Eletrocardiogramas revelam um ritmo preocupante no coração e exames apresentam altos índices de troponina, proteína que é liberada quando há uma lesão no músculo cardíaco. Os médicos rapidamente preparam cirurgia acreditando que há uma artéria bloqueada. Ataque cardíaco? Não!

O fato é que corpo da pessoa está lutando contra o Sars-Cov-2, vírus que causa a Covid-19 e, em muitos casos, provoca problemas no miocárdio. Há relatos de pacientes com Covid-19 com esses sintomas de ataque de coração e que não apresentam sequer sinal de pneumonia.

O quadro é preocupante, pois quando pacientes chegam com esse sintoma aos hospitais, os médicos tem pouco tempo para diagnosticar corretamente e decidir qual caminho devem seguir para o tratamento.

Os casos foram relatados em matéria do jornal norte-americano New York Times no final de março. A reportagem aborda ainda um estudo de caso chinês que envolveu 187 pacientes infectados com o novo Corona vírus. Desses, 27,9%, quase 1/3, apresentaram problemas no miocárdio, importante músculo do coração, muitos sem ter histórico de doença cardíaca.

Esses problemas no miocárdio, entre eles a miocardite, podem ser causados pelo próprio vírus ou pelo sistema de defesa do corpo. Ainda não se sabe ao certo. A verdade é que há muito ainda para se descobrir sobre essa doença.

E a Covid- 19, que antes se estava caracteriza como uma doença pulmonar/respiratória, passa a ser, cada vez mais, um tema de atenção para nós cardiologistas. Estou acompanhando o tema trazer sempre a melhor informação aos meus pacientes.