Cardiologia e Arritmologia - CRM: 15.555 | RQE 13.140

Dr. André Pacheco Silva

Cardiologista e Arritmologista Clínico, formado pelo Instituto do Coração da USP.

Especialista em diagnóstico e tratamento de arritmias, desmaios e cardiopatia genética.

Cardiologia

Atendimento especializado para portadores de cardiopatias, desde as mais simples até as mais complexas. Aplicação dos mais avançados métodos de prevenção, diagnóstico e tratamento em Cardiologia.

Arritmia

Diagnóstico e tratamento de arritmias cardíacas, com avaliação de arritmias genéticas, avaliação do risco de morte súbita em atletas, indicação de tratamento com ablação por cateter e marcapassos.

Acompanhamento clínico

Avaliação clínica e acompanhamento médico intensivo, atendimento domiciliar, emergencial e hospitalar. O devido cuidado e atenção que sua saúde merece.

Como posso ajudar

  • Desmaios (síncopes) e disautonomias;
  • Arritmias e cardiopatias genéticas;
  • Exame de Tilt-Test e avaliação autonômica;
  • Cardiologia geral e prevenção cardiovascular;
  • Avaliação clínica e indicação de marcapassos e ablação por cateter.

Formação Profissional

  • Especialista formado no Instituto do Coração da USP;
  • Graduação em Medicina UFSC, natural de Garopaba-SC;
  • Cardiologista dos serviços de Arritmia e de Emergência do Hospital SOS Cárdio;
  • Coordenador do ambulatório de Síncope do Hospital SOS Cárdio;
  • Professor do Curso de Medicina da Unisul.

perguntas frequentes

Em seu estado normal, o coração recebe disparos elétricos de forma regular que fazem o órgão contrair ritmicamente, ou, como dizemos popularmente, as batidas do coração batem no mesmo ritmo. Quando não há essa regularidade, ocorre uma alteração no ritmo cardíaco, conhecida como arritmia, que pode ser taquicardia (quando o coração bate rápido demais) e bradicardia (quando as batidas são muito lentas e em descompasso).

Os sintomas mais comuns são palpitações, desmaios, tonturas, confusão mental, fraqueza, pressão baixa e dor no peito. Algumas arritmias cardíacas não provocam nenhum sintoma. Mesmo silenciosas, as arritmias podem provocar uma parada cardíaca e levar à morte súbita – instantânea, repentina e não acidental.

O tratamento das arritmias cardíacas depende da condição do coração do paciente. As opções podem envolver medicamentos, formas intervencionistas (como a ablação por cateter e o implante de dispositivos cardíacos eletrônicos) ou mesmo pequenas mudanças nos hábitos diários. Somente um cardiologista arritmologista consegue prescrever o melhor tratamento para cada caso.

Não. As arritmias podem ser benignas, mas também podem apresentar alta malignidade. Algumas podem causar falta de ar, dor no peito, desmaios e até morte súbita. Normalmente, as arritmias cardíacas que ocorrem em quem já apresenta problemas cardíacos, como infarto, cirurgias prévias, insuficiência cardíaca, são de maior risco aos pacientes.

A Fibrilação Atrial (FA) é a segunda maior causa de mortes no mundo e a arritmia cardíaca mais frequente. Ela é caracterizada pelo ritmo de batimentos rápido e irregular dos átrios do coração, com incidência de 2,5% da população mundial, o equivalente a 175 milhões de pessoas. A principal (e pior) consequência da Fibrilação Atrial é o aumento do risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame. Essa arritmia cardíaca está cada vez mais associada à presença de doenças cardíacas e ao avanço da idade, acometendo, sobretudo, a população na faixa dos 75 a 80 anos de idade. A estimativa é que de 5 a 10% dos brasileiros terão esse tipo de arritmia que pode não apresentar sintoma algum como pode causar palpitações, dor torácica, falta de ar, tontura ou desmaio.

locais de atendimento

Consultório SOS Cárdio e Serviço de Arritmia
Cardíaca do Hospital SOS Cárdio

Rodovia, SC-401, 121 – Itacorubi, Florianópolis – SC
Fone: (48) 3212-5093 | (48) 99153-9050 – Convênio : Plano SC Saúde

Imperial Hospital de Caridade

R. Menino Deus, 376 – Centro, Florianópolis – SC
Fone: (48) 3221-7794 | (48) 99191-5001

©2022 Dr. André Pacheco Silva | Todos os direitos reservados | CRM: 15.555 | RQE: 13.140