• Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) destacam que os pacientes infectados por corona vírus que sofrem com doenças cardiovasculares e com hipertensão tem taxa de mortalidade mais alta do que pacientes sem doenças pré-existentes.

    A mortalidade pode chegar a 13,2% no caso dos portadores de doença cardiovasculares e a 8,4% em hipertensos. Enquanto a média geral é de 3,5%. Esses dados foram coletados na China.

    No Brasil, ainda não temos dados suficientes para análise. A doença pode ser manifestar de forma diferente, mas é preciso ficar alerta.

    Os cardíacos possuem sistema imunológico debilitado, o que compromete a defesa do organismo frente a infecção.

    O organismo desses pacientes produz mais secreção, especialmente na garganta, o que pode induzir a uma infecção no pulmão. Além disso, o vírus pode afetar o músculo cardíaco já sobrecarregado e causar miocardite (inflamação no miocárdio).

    Se você é cardíaco ou tem alguma pessoa querida nessa condição, fique atento e siga as seguintes recomendações:

    • controle as doenças cardiovasculares, com acompanhamento médico e os remédios indicados

    • esteja com as vacinas em dia – nova vacina da gripe, campanha 2020, começa a ser aplicada neste dia 23, segunda-feira!

    • se aparecer sintomas leves do Covid-19 faça isolamento social em casa e só procure serviço médico se houver falta de ar ou piora clínica.

    A Covid-19 vai passar. Mas o cuidado com o seu coração deve ser contínuo! Conte comigo!

    Deixe um comentário →

Deixe um comentário

Cancel reply