• covid19_coração_-_dr_andre

Os casos de corona vírus aumentaram consideravelmente nas últimas horas. Enquanto escrevo, chegam aos 69 diagnosticados no Brasil. Apesar de a Organização Mundial da Saúde ter declarado a doença como pandemia nesta quarta-feira, dia 11, não há motivo para pânico.

É conhecido que a letalidade da doença é bem menor do que outras doenças respiratórias, como a H1N1 e Sars, e que os casos mais graves ocorrem em pessoas que já estão com a saúde debilitada.

Nesse sentido, pacientes que tem problemas cardíacos devem ficar atentos, redobrando hábitos saudáveis e de higiene.

• Comer bem e de forma variada, aumentar a ingestão de frutas, legumes e verdura
    • Dormir e descansar de forma adequada, de 6 a 8 horas por dia
    • Tomar água, no mínimo dois litros por dia
    • Lavar as mãos com água e sabão com frequência, esfregando por cerca de 15 segundos
    • Uso de álcool gel sempre que tocar superfícies de áreas públicas
    • Evitar ambienteis com grande quantidade de pessoas

Caso apresente quadro gripal, evite sair de casa e realize repouso. Procure o sistema de saúde se tiver febre alta.

Gostaria de reforçar que as equipes médicas de todo o Brasil estão alertas para os desdobramentos da doença e permanecerão na linha de frente para atender a população, independente do que aconteça.

Fique atento à sua saúde e, caso apresente febre, procure seu médico de confiança.