• SEDENTARISMO/OBESIDADE

O corpo humano foi programado para funcionar melhor quando recebe estímulos. As funções vitais acontecem de forma mais regular e com menor desgaste quando o indivíduo é ativo. Um corpo sedentário funciona mal e sobrecarrega todos os órgãos.

Considerado o mal do século, o sedentarismo é um dos fatores de risco para doenças cardiovasculares. Caracterizado pela falta ou a diminuição da atividade física, o sedentarismo atinge órgãos vitais e impacta diretamente na saúde dos músculos e ossos.

Toda a gordura que é acumulada visualmente no corpo de alguém sedentário não é o único fator de preocupação, pois ali representa esteticamente a gordura que também está correndo por veias e artérias, e se o fluxo sanguíneo for interrompido em algum ponto da rede arterial o órgão que deveria receber sangue por esse ponto passará a não funcionar de maneira saudável.

Podemos citar, além da obesidade, como problemas decorrentes de uma vida sedentária, hipertensão, pressão alta, diabetes, infarto, aumento do colesterol, derrame, depressão, doenças articulares e a mais perigosa, a morte súbita.

Passe a praticar atividades físicas regulares, ajuste a alimentação para controlar melhor o consumo de alimentos não saudáveis e beba bastante água. Seu corpo agradece.

Dr. André Pacheco
    CRM SC 15555 RQE 13140

Florianópolis

Hospital SOS Cardio – Consultórios