• O que é Fibrilação Atrial? ❤❤❤

A fibrilação atrial é um tipo comum de arritmia cardíaca, onde o batimento cardíaco é rápido e irregular.

Causas
     A fibrilação atrial ocorre quando as câmaras superiores do coração, chamadas de átrios, não se contraem em um ritmo sincronizado, e tremulam ou “fibrilam”. Isso significa que elas batem de forma mais rápida e irregular que o normal. Assim, o sangue não é bombeado de forma eficiente para o resto do corpo, o que pode levar a sintomas de fraqueza e fadiga ou sensações cardíacas desconfortáveis como um batimento cardíaco rápido ou irregular.

As causas de fibrilação atrial nem sempre são esclarecidas. Em alguns casos, as causas são uma anormalidade cardíaca de nascimento ou danos à estrutura do coração devido a um ataque cardíaco (infarto) ou problema em alguma válvula cardíaca. No entanto, pessoas com coração normal também podem desenvolver fibrilação atrial.

Fatores de risco:
     Certos fatores podem aumentar o risco de desenvolver fibrilação atrial. Estes incluem: Idade, Doença Cardíaca, Hipertensão, Consumo de Álcool, Obesidade, Histórico Familiar entre outras doenças crônicas.

Consequências:

O grande risco da fibrilação atrial é aumentar a chance de acidente vascular cerebral (AVC ou derrame ), fique atento.

Dr. André Pacheco
    CRM SC 15555 RQE 13140

Florianópolis

Hospital SOS Cardio – Consultórios