• Calor aumenta risco de doenças cardiovasculares

    O verão é sinônimo de praia, piscina, encontros familiares, esportes e outras atividades ao ar livre. Mas, as altas temperaturas exigem cuidados redobrados com a saúde. Segundo uma pesquisa de cientistas da Universidade de Tecnologia de Queenslan, na Austrália, o forte calor eleva a chance de acidente vascular cerebral (AVC) e de infarto. Os pesquisadores observaram um número maior de mortes causadas por problemas do coração na estação mais quente do ano.

    Além das dores de cabeça, desconforto, cansaço e desidratação, o calor aumenta o risco de morte precoce por problemas cardiovasculares. De acordo com o cardiologista André Pacheco, a desidratação, uma das principais consequências das altas temperaturas, faz com que os vasos sanguíneos se contraiam e acelera as batidas do coração. “A consequência é o aumento da pressão arterial, o que favorece os problemas cardíacos”, explica André.

    Para manter o coração saudável nessa época do ano, o cardiologista listou alguns cuidados simples e fundamentais:

    beba água1.Hidrate-se!

    Beba bastante água antes, durante e após a atividade física. Prefira bebidas com baixo teor calórico, como água de coco, sucos de melão, abacaxi, maracujá, limão sem açúcar ou água aromatizada com canela e hortelã.

     

    2.Cuidado com o sol!

    Use chapéu, boné e protetor solar resistente à água.

     

    3.Proteja-se do calor!

    Vista roupas leves e de cores claras. Evite praticar atividades físicas intensas ao ar livre quando o sol estiver forte.

     

    4.Tenha uma alimentação saudável!

    Peixes são boa fonte de proteínas e de fácil digestão; os gordurosos, como atum e salmão, têm grande benefício nutricional por incluir ácidos graxos ômega-3. Evite comer frituras, prefira alimentos assados, e consuma bastante verduras e legumes.

     

    5.Siga as recomendações do seu cardiologista!

    Antes de iniciar uma rotina de exercícios ou se você tem algum sintoma te incomodando, consulte seu médico para orientações individualizadas. Não prorrogue o início do tratamento porque está de férias. Aproveite esse período para fazer exames e se cuidar.

     

    6.Preste atenção ao seu corpo!

    Durante o verão, idosos e pessoas com problemas cardíacos apresentam mais sintomas, como alteração da pressão arterial e do estado de hidratação. Se você utiliza medicações, como anti-hipertensivos, é importante manter o uso regular e fazer ajuste nas doses quando necessário.

     

    Leia mais sobre morte súbita durante a prática de esportes e evite-a

     

     

    Deixe um comentário →

Deixe um comentário

Cancel reply